quinta-feira, 29 de junho de 2017

Saber sofrer

Fotografia: desconhecido 
A partir dessas conversas que a gente tem com alguém no dia a dia fiquei pensando a respeito do sofrer.
E o que é a tristeza? Antagônica a alegria somente? Uma força,um sentimento,um estado emocional,uma resposta a certa circunstância?
Ouve-se tanto a respeito do entristecer-se,do isolar-se. Ouve-se tanto que é errado chorar,ficar triste,se recolher em si mesmo,calar...Por parecerem esses gestos atos de fraqueza.
Mas afinal o que é ser fraco? É sentir dor,é chorar,é ter saudade,é errar? Ser fraco é cometer erros e se arrepender? É sentir-se pelo menos uma vez na vida incapaz de dar um passo adiante por sentir a tristeza como algo maior que a si mesmo? Ser fraco é ser resiliente e não demonstrar o que entendem por certo para demonstrarmos?
O que é SER humano nos tempos de hoje,onde ser superficial e expor uma vida que não existe é mais importante do que viver de fato? Se permitir sangrar, chorar,morrer por dentro e renascer quantas vezes for preciso, é demais?
Porque é tolido ou supervalorizado quem expõe a dor? Não seria a tristeza tão comum a nós como a alegria,a fome,o medo,a saudade?
Tenho a sensação de que os sábios sofrem em silêncio,não por serem egoístas mas por entenderem que pra todas as coisas existe um tempo e que o tempo de sofrimento é algo que por muitas vezes se dá do corpo pra dentro e não ao contrário. O que advém do corpo pra fora nada mais é do que defesa, uma das tantas maneiras de tentar se libertar.
Sofrer em silêncio, não é esconder a dor; E simplesmente entender que por ser algo tão singular merece ser vivido da mesma forma.É deixar a tristeza vir e passar como um vento num dia de tempestade.
Alguns ventos só balançam as folhas das árvores,outros arrancam algumas pelas raízes mas independente da força ou do tamanho de sua devastação,os ventos se vão.
Alma é lugar por onde passa a dor,não lugar pra ela se instalar.
Tenho aprendido que o mal não está em sofrer,mas está na acomodação, na terrivel mania que temos ,as vezes, de apresentar essa dor a cada um que se aproxima de nós. O mal está em "dar alimento e abrigo pra dor pra que ela fique de vez dentro de nós".
Chorar é uma linguagem da alma,acredito nisso,mas discurso repetitivo é vão.Assim como as palavras, lágrimas também tem sua funcionalidade devida.
Será que vale a pena sofrer? Quer saber? Vale sim porque é aprendizado, porque é crescimento,porque faz parte da vida.
Sofrer é uma escolha? Não. E uma condição, acredito.Procurar sofrimento ou permanecer sofrendo sim é uma escolha.
Escolhas...É...nos deparamos todo dia com elas.
Taí, talvez seja esse o fio da meada.Talvez um pouco complexo. Só vivendo pra saber.
Viver é tão simples que chega a ser a coisa mais complicada que fazemos.

29/12/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.