terça-feira, 18 de abril de 2017

Filho Não é Um Capricho


Fotografia: Desconhecido

Ao longo da vida somos cobrados de inúmeras formas mas acredito que nenhuma cobrança é tão esmagadora quanto a famosa frase: "E aí, quando que o filhote vem?".
Juntamente a cobrança surgem o terrorismo emocional e o bombardeio de "nãos" :
" Você Não pode deixar sua vida passar sem ter um filho" " Você Não sabe o que está perdendo ao não ter um filho." " Depois dos 30 você Não vai dar conta de gerar uma criança, sua saúde não será a mesma", "Sem filhos você Não terá ninguém nessa vida" etc...
Pelamordedeus!! (assim, escrito tudo junto mesmo pra mostrar minha indignação).
Pensar em uma criança como a realização de sonhos pessoais é muito egoísmo. Ter um filho só pra si, para atender carências, propagar espécie, auto afirmar a figura de "mãe ou pai"... Onde isso é bonito,gente?
Pode parecer um ato de amor grandioso sonhar com o herdeiro e nos passos que ele irá seguir espelhados nos seus. Sonhar com alguém que será sua miniatura (ou a do seu conjuge), alguém que você deseja controlar do inicio ao fim da vida... Posse, controle, domínio. Isso está muito longe de ser amor.
Filho é dádiva, mas também é uma escolha. E não tem nada de errado pensar nele com carinho, estruturar sua vida o máximo que puder para recebê-lo, e vê-lo como a personificação do seu amor. Errado é lançar sobre um ser (antes mesmo de nascer) a responsabilidade de te fazer feliz, realizado e satisfeito. Uma criança não tem que ser responsável por dar sentido a sua vida ou ao seu relacionamento. É muita responsabilidade para alguém.
Filhos crescem. Já diz a sabedoria popular que criamos eles para o mundo. O mundo não gira em torno de nós, por maior que seja o amor por nossas criaturas. Por mais que queiramos exercer autoridade e controle...Elas voarão. Como tem que ser. E nosso ninho ficará sim vazio. Não é maldade nem abandono, é a vida seguindo seu curso.
Se seu sonho é ser mãe ou pai, desejo de coração que esse sonho se torne realidade. Que seu pequeno (ou pequena) tenha muita saúde e alegrias ao longo da vida. Porém, se seu sonho é só atender as próprias demandas ,ou ter paz quando os parentes vierem lhe cobrar um herdeiro, espero que reflita um pouco mais.
Não faça seu filho pagar o preço de uma escolha que você fez, de sonhos que você idealizou.
Você pode ser feliz com ou sem filhos. Com um, dois ou dez.
Você pode fazer o que você quiser, desde que o que você queira não seja usar a vida de alguém para agraciar seu ego e te encaixar ao lugar de "socialmente feliz e completo".
Ser completo é ser dono de sí e doar todo amor que lhe cabe sem esperar nada em troca. Ser completo é receber todo esse amor em dobro, simplesmente, por ser Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.